Grupo: Cidinha, Claudete, Marilza, Surama e Vera
ATIVIDADE COM O TEXTO “AVESTRUZ” ( 9º Ano )
Antes
- Fazer cópias do texto para os alunos;
- Levantamento dos conhecimentos prévios. Ex:
. Você sabe o que é um avestruz? Desenhe e descreva-o.
Durante
- Em duplas, fazer a leitura do texto;
- Fazer levantamento das palavras desconhecidas; uso do
dicionário.
- Leitura compartilhada;
Depois
- Questões de entendimento do texto:
a) Quem narra a história?
b) Que tipo de texto é esse? Narração, descrição ou um texto
de opinião?
c) A que gênero pertence o texto Avestruz?
d) Onde reside o menino?
e) Qual o motivo da indignação da mãe quanto ao presente
ofertado?
f) Quais as características da crônica?
g) Qual era a verdadeira intenção do garoto ao fazer esses
pedidos?
Produção escrita
. Pesquisar sobre o avestruz e reescrever o trecho, mudando a descrição utilizada pelo autor Mário
Prata pela descrição informativa. Observar qual das descrições deixou o texto
mais interessante.
. Imagine que o animal de desejo do menino seja um leão.
Seguindo o exemplo do autor, elabore um parágrafo argumentativo, convencendo o
menino a mudar de opinião.
As professoras são muito criativ as.Parabéns!!!!!!!!
ResponderExcluir