Grupo 1 – Turma 4 (quarta-feira):
Angélica Cassola
Luciana Urbano
Sônia Amorim D. Machi
Miriam Pereira Ramos
Denize Barban Salina Mario
Cristiane da Silva Alves
Angélica Cassola
Luciana Urbano
Sônia Amorim D. Machi
Miriam Pereira Ramos
Denize Barban Salina Mario
Cristiane da Silva Alves
Antes da
leitura
-
Questionamento sobre se sabem o que é aeroporto? Quem utiliza? Você conhece? Já
esteve em um? (utilizar conhecimento de mundo para compreensão do texto)
- O que o
título lhe sugere? Que tipo de história você acha que vai ler?
Durante a
leitura
Após ler os
dois primeiros parágrafos:
- Você sabe
onde fica o Galeão?
- Já pode
identificar quem é Pedro?
Depois da leitura
- Gostou da
história? Por quê?
- Você teve
dificuldade de entender o significado de alguma palavra do texto? Quais?
(identificar sinônimos de palavras)
- Por que
Pedro se comunicava apenas através de gestos e expressões? (elaborar
inferências)
- Suas
expectativas sobre quem é Pedro se confirmaram? Foi possível perceber
rapidamente que Pedro era um bebê? Como? (caracterizar personagens do texto –
integrar informações explícitas do texto;
pistas – marcadores linguísticos)
- O narrador
participa da história? Como você sabe?
- Onde
acontecem os fatos narrados?
-Quanto
tempo Pedro passou na casa do amigo? Há marcadores temporais? Quais? (localizar
informações – marcadores temporais)
- Você
conseguiu identificar qual o gênero textual do texto? (reconhecer os diferentes
gêneros e suas funções)
- O que o
autor quis dizer com a frase “De repente o aeroporto ficou vazio?” (interpretar
frases e expressões do texto)
- Que relação
podemos estabelecer entre título e o texto? (apreender sentido geral do texto)
- Filmes: que podem ser utilizados para complementar o trabalho:
Rio
O terminal
Olha quem está falando também.
- Música: Encontros e despedidas (Maria Rita)
- Reescreva
a narrativa a partir do ponto de vista de Pedro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário