Páginas

quarta-feira, 15 de maio de 2013



GRUPO 3 – TURMA 4 - 2º ENCONTRO PRESENCIAL



Claudinéia

Evelin

Karin

Marielli

Regina

Vera Lúcia



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – MEU PRIMEIRO BEIJO



· Objetivo: trabalhar a diversidade em sala de aula.

· Material necessário: texto Meu Primeiro Beijo de Antônio Barreto e filme Meu primeiro amor.

· Organização da sala: alunos agrupados em duplas (seguindo seleção do professor – alunos com mais dificuldade sendo auxiliado por alunos com menos dificuldade).



Procedimentos de leitura



· Antes da leitura

  •  Apresentar o suporte que se encontra esse texto (Livro: A balada do primeiro amor). 

  •  Disponibilizar uma cópia do texto para cada dupla. 

  •  Explorar o título: o que se espera de um texto chamado Meu Primeiro Beijo? 

  •  Ouvir hipóteses apresentadas pelos alunos. 



· Durante a leitura

  •  Fazer a leitura na íntegra. 

  •  Sempre que necessário, fazer os esclarecimentos de palavras como: INÚTIL, PARACELSO, PERDIGOTO, etc. 

  •  Abrir plenária para comentários e expor as impressões. 



· Após a leitura

  •  Questionar: vocês já vivenciaram essa experiência? Para vocês, qual a importância do beijo? Quais são os outros tipos de beijo e o que eles demonstram? 

  •  Ouvir as hipóteses apresentadas. 



Proposta de atividade

· Após a leitura do texto, responda:



01) O narrador do texto é feminino ou masculino? Justifique sua resposta com um trecho do texto.



02) Qual é o foco narrativo do texto?



03) Pelos nomes das disciplinas que aparecem no texto, qual é a idade aproximada do casal? Localizem, no texto, outras palavras que comprovam sua hipótese.



04) Por que o “Cultura Inútil” recebe esse apelido?



05) O que vocês acham que significa ser “virgem” em algum assunto?



06) Busque no dicionário o significado das palavras abaixo e registre-o na forma como você entendeu.

a) glicose

b) metabolismo

c) perdigoto

d) instinto



07) Agora, construa frases usando essas novas palavras.



08) Observe um trecho da letra da música Meu primeiro amor, regravado por Bruno e Marrone, e responda:





[...]

Você nem sequer se lembra
De ouvir a voz desse sofredor
Que implora por seus carinhos
Só um pouquinho do seu amor



Meu primeiro amor
Foi como uma flor
Que desabrochou e logo morreu
Nesta solidão, sem ter alegria

[...]






· Assinale a alternativa que retoma o mesmo tema apresentado no texto de Antônio Barreto.

a) “E também não sei por que: resolvi dar chance para ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar” e “Achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente”.

b) “Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante” e “Cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio e aí ficamos apaixonados por várias semanas”.

c) “ o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos” e “Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram... e foi ficando nisso”.

d) “Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher...” e “Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!”.



09) Retorne ao texto e observe o modo de falar de cada personagem e responda: elas são iguais ou apresentam diferença. Justifique.



10) Reconte, em forma de ilustração, a história do texto.

11) Seu professor irá passar cenas do filme Meu primeiro amor. Logo após, discuta com seus pares e registre suas observações a cerca do que vocês entenderam sobre o texto e o filme.



12) Construa um texto coletivo baseando-se nas observações feitas em duplas.

Um comentário:

  1. Com aulas tão bem preparadas assim, quem dera ser eu o aluno!
    Iria adorar e aprender muito.Parabéns!
    Com certeza esse curso será uma motivação para nossos professores e motivados nossos alunos desenvolverão cada vez nais as habilidades de ler/interpretar e escrever.
    LUIZ HENRIQUE ANJOLIM
    PCP - ESCOLA SENADOR - ITAPUÍ SP.

    ResponderExcluir