Grupo 3 – turma 6
Situação de aprendizagem
Texto: Meu primeiro beijo
Público alvo: 8º ano
Antes da leitura:
O professor instigará os alunos, com as seguintes questões:
- O que sugere o título do texto que vamos ler?
- Alguém aqui já deu seu primeiro beijo? Como foi?
- Qual seria a idade certa para se dar o primeiro beijo?
Buscando despertar o interesse da classe, o professor mostra algumas imagens relacionadas ao tema do texto.
O beijo (Gustav klimt)
Beijo – Romero Brito
O beijo - Rodin
Durante a exibição das imagens que poderão ser impressas ou mostradas através do datashow, o professor questiona:
- Vocês conhecem essas imagens? Já viram em algum lugar? O que sugerem? Qual delas vocês mais gostaram?
Após essa etapa, o professor distribui copias do texto e inicia a leitura de forma oral.
Durante a leitura
Realizar leitura compartilhada, fazendo intervenções e esclarecendo as dúvidas de vocabulário.
Algumas questões propostas durante a leitura:
- Quantos anos vocês acham que tem os personagens?
- Onde eles estão no início do texto?
- Como o personagem “Cultura Inútil” adquiriu os conhecimentos científicos sobre o beijo? (textos, internet, televisão...)
- Qual a reação da garota ao ver o “Cultura Inútil” sem óculos?
Depois da leitura:
O professor propõe algumas questões de interpretação do texto para que respondam no caderno:
1) Qual o foco narrativo do texto? Comprovar com um trecho.
2) Por que a garota se refere ao garoto com os codinomes “Cultura inútil” e Paracelso”?
3) Quanto tempo teria durado o percurso do ônibus?
4) O que acontece com os personagens depois que descem do ônibus?
5) Os personagens , após a situação ocorrida no ônibus, iniciaram um namoro? Quanto tempo teria durado o relacionamento entre eles?
6) O texto pode ser considerado uma crônica? Por quê?
Em seguida, o professor apresenta o poema retirado do conto “O primeiro beijo” , de Clarice Lispector, lendo-o de forma bem expressiva:
Os dois murmuravam, conversavam. Tontos!
Era o amor...
A brisa fresca entra pelos cabelos longos finos, bate no rosto;
Apenas sentir, quieto, sem pensar...
A sede começara, a garganta seca;
Na boca ardente, engulia-a lentamente...
Era morna, não tirava a sede
Que lhe tomava o corpo inteiro.
Sufocava, talvez minutos, apenas,
Sua sede era de anos...
O instinto animal, a curva...
Entre arbustos e de olhos fechados, entreabriu os olhos
E colocou a boca, colada, ferozmente no orifício:
Jorrava...
Desceu, escorrendo pelo peito até a barriga,
A vida havia jorrado.
Olhou-a nua.
Estava de pé, sozinho, coração batendo fundo...
A vida era outra, era nova,
O encheu de susto e também de orgulho;
Ele se tornara homem.
Apos a leitura do poema, faz-se uma breve interpretação oral e esclarecimentos do vocabulário.
Um outro poema também poderá ser apresentado, caso o professor ache necessário:
http://poesiaebomdemais.blogspot.com.br/2010/06/primeiro-beijo.html
Na sequência, o professor propõe que os alunos façam um poema com o tema dos textos lidos.
Os alunos farão também uma produção artística relacionada ao tema. Aqui pode-se fazer um trabalho em conjunto com o professor de Arte.
Os trabalhos serão expostos em um mural, onde os poemas e as imagens serão exibidos para toda a escola. O tema do painel será: “O primeiro beijo em versos e imagens.”
Aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem , o professor dará uma atenção especial, fazendo intervenções para que esse aluno se envolva e interaja junto com os outros. Os poemas serão produzidos em duplas, onde o professor terá uma especial atenção na composição das duplas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário