Professores:
Situação de
aprendizagem
No aeroporto, Carlos Drummond de Andrade
Parte 1.
Proporcionar uma discussão com os alunos buscando levantar o conhecimento
prévio a respeito do tema do texto através de sondagem em uma roda de conversa.
Questões orientadoras: O que é um aeroporto? Alguém já
viajou de avião? O que será que esse texto vai nos falar? O que significa
requerer cuidados especiais? O que é ter um hóspede? Vocês conhecem esse autor?
Parte 2. Leitura
silenciosa e individual para o primeiro contato com o texto buscando grifar as
palavras desconhecidas para atividades posteriores.
Parte 3. Leitura
compartilhada ou colaborativa do texto, proporcionando ao aluno pausas para
inferências e feedback de compreensão textual.
Nesse momento, os alunos podem localizar, comparar e
generalizar as informações levantadas no momento de antecipação que foi feito
na roda de conversa.
Questões orientadoras: A opinião de vocês mudou desde o
momento antes de ler o texto? Alguém imaginou que o texto falava o tempo todo
de uma criança de 1 ano? Alguma opinião era semelhante ao que aconteceu no
texto?
Parte 4. Trabalho
com os dicionários para buscar o aumento do vocabulário dos alunos, elaboração
de uma ficha de leitura portando os dados da leitura e a sequência dos fatos
ocorridos na narrativa.
Trabalho com a estrutura textual do gênero crônica e suas
características. Instigar os alunos a buscarem outros gêneros textuais.
Parte 5. Uso de
outros textos para aumentar o repertório e o conhecimento de nossos alunos.
Imagens sobre o tema do texto
Após a explanação
acerca do assunto e das imagens, o uso de duas charges para aumentar o
criticidade dos alunos, bem como o conhecimento de mundo.
Perguntas orientadoras: O que essas charges retratam? Qual é
o problema enfrentado tanto por brasileiros quanto em outros aeroportos
mundiais? Alguém já viu alguma reportagem a respeito disso? Quais são os
possíveis motivos para o atraso dos aviões? De quem é a responsabilidade?
Parte 6. Levantar
uma discussão acerca do “ser especial” que aparece no texto. O que pensamos
quando lemos que o hóspede era especial? Somos preconceituosos ou fingimos não
ser? Vocês gostaram das leituras feitas acerca da crônica?
Parte 7.
Avaliação: Produção de um cartaz ilustrativo para chamar a atenção dos outros
alunos a lerem essa crônica e outras
presentes na sala de leitura.
GOSTEI MUITO DA ATIVIDADE, ACHO QUE VAI MELHORAR MUITO A PRÁTICA EM SAL DE AULA
ResponderExcluir