Grupo: Madalena,
Cristina, Karen, Leonilda, Tatiana e Zilda.
Grupo 2 Quarta-feira
Situação
de aprendizagem - Aeroporto – 6º ano
Duração:
5 a 6 aulas
1.Ativação de
conhecimento de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses:
a)Perguntar aos alunos
se conhecem o autor da obra;
b)Levantamento de
hipóteses a partir do autor e título do texto(o que a palavra aeroporto
significa para vocês? Já foram a um? Conhecem algo sobre este espaço?)
c) Leitura do texto e
checagem das hipóteses – esta leitura será feita de forma
fragmentada(parágrafo)
2. Localização de
informações; comparação de informações; generalizações:
a)Depois da leitura dos
dois primeiro parágrafos, verificar com os alunos se é uma narrativa (espera-se que eles
percebam os elementos da narrativa);
b)O tempo verbal
predominante na crônica;
c) Levantamento das
palavras que não são usuais para eles;
d) Quais palavras são
próprias do campo semântico aeroporto;
e) Por que há repetição
do nome Pedro?
3. Produção de
inferência local, produção de inferência global:
a) Quem é o
protagonista?
b) É possível perceber
uma contradição nas expressões “muito assunto” e “embora parco de palavras”?
Por que há essa contradição?
c) Por que faltam
dentes ao protagonista? Por que punha tudo na boca? E incontinência urinaria é
própria de qual idade?
3. Elaboração de
apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativos aos
valores éticos e/ou morais:
a) O que acharam da
obra? Da linguagem utilizada?
Nenhum comentário:
Postar um comentário