CURSO: MELHOR GESTÃO - MELHOR ENSINO
PARTICIPANTES: Gélcina de Freitas Solana Regonato, Valeria Ap. Gennari Ceschn, Marcela Manfio Passini Solange Ap. Machado e Ana Maria Cantizani
TEXTO: NO AEROPORTO,
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
DIÁLOGO E REFLEXÕES
A Intenção é proporcionar uma reflexão mediada sobre a
amizade. A seguir alguns pontos da discussão:
·
Você já viveu intensamente uma amizade mesmo que
por pouco tempo?
·
O que esta vivência marcou em você após a
partida ou distanciamento desta pessoa?
LEVATAMENTO DOS
CONHECIMENTOS PRÉVIOS
Será feito um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos por meio do título da crônica “No aeroporto”,
possibilitando ao aluno fazer antecipações a respeito da história que será
lida, estipulando objetivos da leitura com a turma, a partir das questões:
·
Como você imagina que seja um aeroporto?
·
Quais as situações que podem ser vividas em um
aeroporto?
·
Já ouviram falar no Aeroporto do Galeão? Em que
cidade do Brasil ele fica?
·
Já leram algum outro texto do autor Carlos
Drummond de Andrade?
·
O que poderia acontecer nesta história com este
título?
DURANTE A LEITURA
Fazer paradas estratégicas a fim de que eles façam
inferências, percebam características do gênero, conhecendo as palavras chaves
e ideias desconhecidas e realizando questionamentos acerca da personalidade do
personagem Pedro a partir das descrições do narrador.
DEPOIS DA LEITURA
·
Verificar se as hipóteses formuladas a partir da
reflexão inicial se confirmaram.
·
Promover uma análise geral do texto, apontando
para a quebra de expectativas feitas acerca do personagem – observando que esta
característica é própria dos textos de humor.
·
Explorar características como as escolhas linguístico-discursivas
da crônica, o suporte/ veículo de comunicação, público leitor, escolhas
linguísticas, dentre outras.
APROFUNDAMENTO /
AVANÇO
O texto de Carlos
Drummond de Andrade desconstrói conceitos e poderá beneficiar o crescimento da
consciência sobre a amizade entre pessoas diferentes, e tem como seu cerne o
princípio do respeito à diferença, portanto será a oportunidade refazer uma
releitura deste texto e solicitar aos alunos para que realizem uma produção
final cujo tema poderá ser uma vivência com alguém bem diferente e em que
medida esta convivência trouxe contribuições para a vida de ambos.
SUGESTÃO DE OUTROS
GÊNEROS TEXTUAIS COM A TEMÁTICA DA AMIZADE
FILMES: O menino do pijama listrado – Conta Comigo, A cura e O pequeno Nicolau.
Nenhum comentário:
Postar um comentário