Seqüência didática com o texto “O AVESTRUZ”
(Mario Prata)
Público Alvo: 9º
ano – 8ª série
Aulas previstas:
06
Conteúdos e temas: traços característicos da crônica narrativa.
Competências e habilidades: reconhecer características do gênero “crônica”,
comparar a narrativa em diferentes gêneros.
Passo 1 – Apresentar a quadrinha:
“É um animal que engole tudo,
Moeda, tampa e botão.
É uma ave que não voa,
Você sabe o que é então?”
Adaptação
de um trecho do livro :
”
Fazer o questionamento:
- Quem já ouviu falar ou já viu um
avestruz?
- Quais as características deste animal?
- O que ele come?
- O que o título sugere?
- Geralmente este título remete a textos
científicos como o texto estudado no caderno 1 “beija-flor”, será que é igual,
pertence ao mesmo gênero, fala de seus hábitos alimentares?
Passo 2 – Durante a leitura
Inicia-se a leitura colaborativa ou
compartilhada com inferências do professor acerca do vocabulário e expressões: TPM,
Floripa, Higianópolis, struthio etc.
Quanto ao gênero, o texto corresponde ao que se esperava? É um artigo
científico ou uma narração?
A qual
gênero pertence?
Mostrar dentro da tipologia narrativa, que
há vários gêneros os quais contam histórias.
Que esse especialmente é uma crônica narrativa, assim fornecendo as
características do gênero, confrontando com conto, fabula e lenda.
Reflexão:
Perguntar se os alunos
entenderam o texto.
O que fez o menino mudar de idéia em
relação ao presente?
Os argumentos foram convincentes e
resolveram o problema?
Passo 3 - Após leitura
Propor uma reescrita do texto,
priorizando a dupla produtiva. Em seguida troca-se os textos para uma
revisão que posteriormente volta à dupla
autora, para reconhecer seus erros.
Ilustração da crônica em forma de charge,
ou caricatura.
Exibir o filme “Os pingüins do papai”, para as
comparações finais, exaltando a diferença, de que o menino queria receber um
presente inusitado, mas acabou desistindo e pensando em outro;.já no filme, o
protagonista recebeu um presente que não
era esperado, acabando adaptando o próprio apartamento para os pingüins.
Grupo 01
Ana Claudia Rosin Mattielo
Antônia Lucia Costa de Oliveira
Ana Rita Soares da Cunha Píton
Ana Mirela Lista Francisco
Demercina Lago Colho de Medeiros
Ivete Vargas Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário