Situação de aprendizagem – Gênero Narrativo - Características
da tipologia textual “Crônica”
9º ano – 4 a 6 aulas
Grupo 2
Alda
Ana
Claudia
Ana
Lucia
Fernanda
Karina
Kelly
Janete
Material
Texto principal – Conto “Pausa” ( Moacyr
Scliar)
Textos de apoio:
História
em Quadrinhos: Hagar ( Dik Browne
e Chris Browne)
Crônica Lírica ( faz uso da nostalgia) : Apelo
(Dalton Trevisan)
Amanhã faz um mês que a Senhora
está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom
chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma
semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance
no espelho.
Com os dias, Senhora, o leite
primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais
ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor
deserto, até o canário ficou mudo. Não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui
beber com os amigos. Uma hora da noite eles se iam. Ficava só, sem o perdão de
sua presença, última luz na varanda, a todas as aflições do dia.
Sentia falta da pequena briga pelo sal no tomate — meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa. Calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolha? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor.
Sentia falta da pequena briga pelo sal no tomate — meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa. Calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolha? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor.
Etapa
1- Oralidade
v
Prévia
da leitura do texto“Pausa” ( Moacyr Scliar );
v
Principais
características sobre crônica e conto, diferenças e semelhanças; Crônica é uma narrativa informal,
breve, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial. Pode ter um tom
humorístico ou um toque de crítica indireta, especialmente, quando aparece em
seção ou artigo de jornal, revistas e programas da TV..
Conto é um texto narrativo breve,
e de ficção, geralmente em prosa, que conta situações
rotineiras, anedotas e até folclores (conto popular). Caracteriza-se por
personagens previamente retratados. Inicialmente, fazia parte da literatura
oral.
v
Leitura dirigida com
inferências do professor;
v
Utilização
do suporte- apresentar o veículo de informação do texto- mostrar o livro (capa,
dados sobre o autor, a importância do autor, etc.)
v
Utilização
dos textos de apoio para localizar os implícitos do texto principal (o
relacionamento do casal em questão, instigar os alunos com questões – Por que
será que o marido foi dormir o domingo todo em um hotel? O casal tinha um bom
relacionamento? Será que a mentira é a melhor maneira de se resolver os problemas?
Em ambas as crônicas,será que existia realmente um sentimento verdadeiro entre as
personagens?)
Etapa 2 – Produção
escrita
v
Trabalho
em Grupo (fazer os grupos aproximando as dificuldades de aprendizagem);
v
Uso
do dicionário, se identificadas palavras desconhecidas;
v
Explorar
os elementos da narrativa: foco narrativo, tempo, espaço e personagens;
v
Produzir
um texto aproximando-se das características da tipologia “crônica” utilizando o
foco narrativo em 1ª pessoa, como se fosse a personagem feminina que passou o
domingo todo sozinha.
v Utilizar o texto “Apelo”
apenas no final da situação de aprendizagem, entregá-lo aos grupos com os parágrafos
separados e fazer a organização da sequência textual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário