Páginas

sexta-feira, 10 de maio de 2013




Grupo 3 - Turma 4: 
Claudinéia
Evelin
Karin 
Marielli
Regina 
Vera Lúcia.

Data: 08/05/2013 - 1º encontro presencial



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

· Objetivo: produção textual (texto de autoria)

· Material necessário: texto NO AEROPORTO (Carlos Drummond de Andrade) e música: encontros e despedidas (Maria Rita) ou filme: O terminal

· Organização da sala: Alunos agrupados em trios (seguindo seleção do professor)



Procedimentos de leitura


· Antes da leitura:

Por enquanto, apenas o professor tem acesso ao texto.
Explorar o título: O que se espera de um texto chamado Aeroporto?
Ouvir hipóteses apresentadas pelos alunos.



· Durante a leitura:

 Sempre que necessário, fazer os esclarecimentos de palavras como: GALEÃO, QUADRIMOTOR, INCONTINÊNCIA, etc.
 Fazer a leitura desde o início até o final do 2º parágrafo e parar.
 Verificar se as hipóteses iniciais se confirmaram ou se haverá retificações.
 Continuar a leitura até o final do 4º parágrafo.
 Mais uma vez, rever as hipóteses.
 Fazer a leitura do último parágrafo.
 Abrir plenária para comentários e expor as surpresas sobre o final surpreendente.



· Após a leitura:

 Comunicar aos alunos que haverá uma 2ª leitura onde cada trio receberá uma cópia do texto.
 Durante a 2ª leitura, fazer pausas para perceber a estruturação e as pistas antecipatórias deixadas pelo autor.
 Ao final, questionar: Por que Pedro estava nessa casa? Por que ele foi embora? Para onde o menino viajou?
Ouvir as hipóteses apresentadas.
 Retornar ao título e questionar: Por que esse título, se o lugar é secundário ao conteúdo do texto? Qual seria o título que lhes perece mais pertinente?
 Apresentar a música ou o filme (depende do tempo disponível) para vislumbrar as questões que cercam um aeroporto.



Proposta de produção textual:

 Propor aos trios que produzam um texto em que o narrador do texto Aeroporto imagina em como estará a vida de Pedro agora.

 Apresentar um roteiro para nortear a produção:
· Para onde Pedro foi?
· Quanto tempo se passou desde que Pedro foi embora?
· Como Pedro estará agora? (Fazer descrição física e psicológica)
· Com quem e como Pedro vive?
· Pedro guarda lembranças de seu antigo amigo? Quais são elas?
· Apresente um novo título ao texto.
 Após a escritura dos textos, realizar a apresentação dos mesmos.
 Caso a escola tenha um blog, fazer a publicação dos textos.


2 comentários:

  1. é isso, precisamos mostrar nosso trabalho, vamos virar professoras "blogeiras"

    ResponderExcluir
  2. Parabéns professoras!
    Com uma Situação de Aprendizagem tão bem elaborada como essa,com certeza, os alunos ficarão motivados e serão protagonistas de textos fantásticos.
    Realmente vocês serão autoras de suas aulas e isso lhes dará muita credibilidade e domínio da salas.
    Luiz Henrique Anjolim - PCP EE. SENADOR VICENTE PRADO ITAPUÍ SP.

    ResponderExcluir