Situação de Aprendizagem a partir do conto Pausa, de Moacyr Scliar
Fuga
1. O que é uma “pausa”? Reflita sobre
quais situações requerem “pausa”?
2. Por que vocês acham que o título do
texto é Pausa? Sobre o que ele vai tratar?
3. Seu professor contará a biografia de
Moacyr Scliar. Após as explicações, que tipo de texto vocês acham que irão ler?
4. Acompanhe a leitura com seu professor
e monte um vocabulário para o texto, pesquisando o significado no dicionário.
5. Após a leitura do texto, responda:
a)O que Samuel costumava fazer nos
domingos?
b)Como Samuel é descrito no
texto?Quais características podemos inferir sobre ele?
c)Quais atitudes o personagem tem em
relação à sua esposa?
d)Como podemos descrever o
relacionamento do casal?
e)Quem é o personagem Isidoro no
texto?
f)Por que vocês acham que ele fazia
essa “pausa”?
g)Quando era feita essa pausa? Por que
era sempre no mesmo dia?
h)Como era o hotel que Samuel ia aos
domingos? E como era o aposento em que ele ficava?
i)O que ele fazia lá?
6.
Passe o trecho, a seguir, em discurso direto para o discurso indireto.
-Já
vai, Isidoro?
-Já
– disse Samuel, entregando a chave. Pagou, conferiu o troco em silêncio.
-Até
domingo que vem seu Isidoro – disse o gerente.
7. Produção
textual: Reconte o texto com suas palavras.
Em duplas,
escrevam juntos o reconto, pois o professor recolherá a atividade e fará a
devolutiva.
Após a
devolutiva, troque seus textos com os dos colegas.
8. Filme
“Click”, para refletir sobre a correria diária e sobre a “pausa”.
9. Música “Paciência”,
de Lenine.
Grupo 2 –
Turma 5
Carla
Tatiana Boaretto
Josiane de Fátima Mosca Manzini
Marcia Regina Tirollo
Natalia Mariana Frari Castro
Silvia Helena de Campos Mello Hernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário