Situação de
Aprendizagem "Pausa" – Moacyr Scliar
Antes da Leitura
ü
Chamar atenção do aluno com relação ao tema;
ü
Tipologia textual (Crônica);
ü
Quais as características de uma crônica?
ü
Expectativa em função do autor;
ü
Com base nas respostas dos alunos o professor
faz as devidas intervenções;
Durante a leitura
ü
Questioná-los qual a finalidade do texto;
ü
Esclarecimentos de palavras desconhecidas como:
a) Vacilantes
b) Chambre
c) Vorazmente
d) Longínquos
e) Carcomido
f) Lancinante
g) Soturno
ü
Identificação de parágrafo chave e intertextualidade
através de uma música ou texto;
ü
A partir deste parágrafo instigá-los a dar
continuidade para o texto, o aluno vai dar um final diferente para a crônica;
Depois da leitura
ü
Divisão dos grupos;
ü
Trazer uma crônica para a classe;
ü
Fazer a leitura em grupo e analisar as crônicas
quanto as suas características textuais e estrutura;
ü
Selecionar as palavras desconhecidas e montar um
bingo com essas palavras e posteriormente buscar o seu significado;
ü
Finalizar com uma produção escrita do gênero
crônica ;
ü
Selecionar duas crônicas para fazer a reescrita.
Grupo 2- Terça
feira 2º Encontro
Elaine Perazolli
Elizangela Santos
Lúcia Souza
Neide Barasca
Rosemary Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário