Situação de Aprendizagem
Texto: AVESTRUZ (Mário Prata)
1o Momento: ANTES DA LEITURA
- Trazer o conceito de animal de estimação;
- Fazer o levantamento dos tipos de animais de estimação que os alunos conhecem;
- Desenhar o animal de estimação e, se for o caso, desenhar o animal de estimação que gostaria de ter;
- Montagem de um painel com os desenhos dos animais de estimação dos alunos;
- Fazer uma tabela, enumerando a quantidade dos animais de estimação ( quantos cachorros, gatos, etc);
- Pesquisar na internet a respeito da avestruz (tamanho, peso, altura, habitat, hábitos, alimentação, etc);
- Discussão oral: questionar os alunos se a avestruz poderia ser um animal de estimação.
2o Momento: DURANTE A LEITURA
- Leitura em duplas, ou seja, o aluno com mais dificuldade e um aluno com menos dificuldade, lendo um para o outro;
- Leitura compartilhada do texto, com interferência do professor, checando as hipóteses feitas pelos alunos.
3o Momento: APÓS A LEITURA
- Desmontar o painel de desenhos, colocando numa caixa e realizar um sorteio entre os alunos dos desenhos;
- Cada aluno faz a descrição escrita, a partir da ilustração sorteada. (OBS: Se a escrita de algum aluno não for clara, solicita-se ao aluno que leia o que escreveu e o professor o ajuda a transcrever para a escrita convencional);
- Remontagem do painel apenas com as figuras;
- Leitura oral da descrição. A classe tenta descobrir a qual animal se refere e, posteriormente, coloca-se a descrição ao lado da imagem.
Grupo 1 da turma de Terça-Feira:
Maria Fernanda Migliorini
Ana Angélica da Silva Cabral
Daniele Nassif Ortolani Pollini
Danielle Sega Carazzatto
Luciana Veneziani Morales Pebone
ADOREI O TRABALHO DE VOCÊS, PRINCIPALMENTE PORQUE AMO ANIMAIS.COM CERTEZA, AS CRIANÇAS VÃO SE ENTUSIASMAR COM O ASSUNTO. PARABÉNS! SÓ FIQUEI TRISTE PORQUE NÃO CONSEGUI ADICIONAR O TRABALHO. AINDA NÃO ME IDENTIFIQUEI COM TUDO AQUI. PODEM ME AJUDAR,POR FAVOR? OBRIGADA. BJO. JÔSE
ResponderExcluirTambém adorei. Parabéns!
ResponderExcluir