Adriana Chaves
Amanda Raquel de Menezes
Claudia R. G. Ferreira
Helena Aparecida de Jesus
Natália Sabione
Siomara Arriello Gossi
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM
Tema: Avestruz
(Mário Prata)
Público
alvo: 5ª Série (6º Ano)
Tempo
Previsto: 04 aulas
Antes
da Leitura:
Conhecimentos
prévios.
- Vocês conhecem um Avestruz?
- Qual a sua espécie?
- Sabem o tamanho dessa ave?
- Sabem como elas nascem?
- Do que elas se alimentam?
- Vocês sabem se podemos domesticar o avestruz?
- Essa ave é brava ou mansa?
- Vocês sabem quem é Mário Prata?
- Biografia do autor :
Leitura
das imagens:
Autor do texto:
Leitura do texto: "Avestruz " Mário Prata
Dividir
os alunos em duplas.
Obs:
Os
alunos deverão ser divididos em duplas, sendo que um deverá auxiliar o outro na
leitura sublinhando as palavras desconhecidas.
Atividades
1. Interpretação
do texto.
a) Uso
do dicionário.
b) Identifique
as palavras chave do texto.
c) Qual
a ideia principal do texto?
Depois
da Leitura
Identifique os elementos da narrativa:
- Tempo;
- Espaço;
- Personagens;
- Narrador (1ª ou 3ª pessoa);
- Enredo.
Produção de texto.
Confecção de um livro.
Sabe-se que, num texto, todas as partes são solidárias,
isto é, o significado de uma interfere no das outras. Se isso é verdade, quando
um texto é bem construído, não se podem trocar suas partes sem que se altere o
texto todo.
Suponha então a hipótese de que o texto de Mário Prata,
no primeiro parágrafo, começasse assim:
O filho de uma
grande amiga pediu, de presente pelos seus dez anos, um/a _________. Cismou,
fazer o quê? Moram em um/a _______, _________. E ela me mandou um e-mail
dizendo que a culpa era minha. Sim, porque foi aqui ao lado de casa, em
________, que o menino conheceu os/as ________.
Conforme você pôde
notar, não é mais possível manter o texto como está. É preciso haverá várias
alterações para que o resto do texto acompanhe a modificação que se fez no primeiro
parágrafo. Continue a história do modo como você quiser, respeitando uma única
regra: que a sua história não entre em contradição com os dados colocados no
novo parágrafo.
Situação de escrita
- Cada aluno participará da confecção do livro de acordo com suas habilidades.
- Alunos com dificuldade de escrita: ajudará o grupo a criar o enredo (oralmente), fazer a ilustração e pintar.
- Alunos com facilidade: redigir o texto, fazer a releitura e reescrita, capa com nomes dos autores e ilustradores e sinopse.
Obs.: é de suma importância o professor (a) fazer a devolutiva ao aluno.
Como o grupo bem destacou, a devolutiva é fundamental no processo e muitos alunos percebem a distração/erro cometido e nunca mais o fazem.
ResponderExcluirCibele