Grupo __ - Turma 01:
Professores
Professores
Marilza ( EE Cônego F.Ferreira Delgado Jr.)
Surama (EE Cônego F.Ferreira Delgado Jr.)
Maria Aparecida (EE Laurindo Battaiola)
Vera ( EE Domingos Magalhães)
Situação de Aprendizagem: texto “No aeroporto”, de Carlos Drummond de Andrade
Atividades realizadas no 9º ano D da EE Cônego Francisco Ferreira Delgado Júnior e da EE Laurindo Battaiola
Objetivos: Desenvolver e ampliar a capacidade de leitura.
Estratégias:
Antes da leitura
- Falar sobre o título e questionar:
a) O que o título sugere?
b) Você sabe o que é um aeroporto? Já ouviu falar do Galeão?
Entregar o texto aos alunos. O mesmo não apresentará o
último parágrafo.
Durante a leitura
- Ler um trecho do texto (pode ser até o 3º parágrafo) e
perguntar se os alunos notaram algo incomum com o personagem Pedro.
- Continuar a leitura com paradas para instigar a
curiosidade dos alunos quanto ao personagem Pedro e sanar as possíveis dúvidas
quanto ao vocabulário.
- Antes de ler o último parágrafo, peça aos alunos que
desenhem ou recortem figuras para mostrar como imaginam Pedro e, em seguida,
justifiquem suas respostas.
- Após a confecção dos desenhos e colagem, ler o final (pode
ser passado na lousa) e questione a eles se o personagem era realmente o que
eles esperavam ou foi uma surpresa.
Após a leitura
- Questionar e ouvir as opiniões dos alunos:
a)
Vocês
gostaram do texto?
b)
Por que você acha que o autor revelou quem era
Pedro apenas no último parágrafo? Explique.
c)
O texto teria o mesmo efeito se o autor tivesse
apresentado Pedro já no início do texto? Explique.