SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – turma 7 - Elaine Cristina Leda Lopes
Silvana da Costa de Paiva
Texto - No aeroporto
Carlos Drummond de Andrade
Antes da Leitura:
- Apresentar para os alunos o 1º
parágrafo do texto, omitindo o título, mas não o autor e o livro do qual foi
retirado;
- Instigar os conhecimentos
prévios dos alunos sobre o autor com perguntas norteadoras sobre o fato do
mesmo ser mais conhecido como poeta e
não prosador e sobre algumas de suas obras;
- Perguntar sobre o lugar: Galeão
e o termo quadrimotor, buscando estabelecer uma relação entre os dois termos;
- Explorar os conhecimentos
prévios sobre o local aeroporto e pedir testemunhos de alunos que já conhecem
um aeroporto;
- Apresentar cenas do filme: O
terminal para compararem com as descrições feitas pelos colegas e também conhecerem
o funcionamento de um aeroporto;
Imagem retirada de: http://www.google.com.br/search?q=filme%20O%20terminal&bav=on.2,or.&bvm=bv.46751780,d.dmg&biw=1360&bih=667&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=Fp-XUZTCJMe44AOO_IGADg#imgrc=XQaXCHzhBaeySM%3A%3BATD1Y7g6Nd54tM%3Bhttp%253A%252F%252F4.bp.blogspot.com%252F_WoPlCCgQMHw%252FS7-SBwlP_OI%252FAAAAAAAAABA%252FUtaUm8PQfO4%252Fs1600%252Fo%252Bterminal.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fraac-fcaadmt2.blogspot.com%252F2010%252F04%252Fcritica-cinematografica-sobre-o-filme-o.html%3B400%3B456
_ Chamar a tenção sobre quem
poderia ser a personagem descrita nesse
1º parágrafo: Pedro, a partir da descrição de suas ações, para levantamento de
hipóteses.
Durante a leitura:
-Apresentar três imagens: uma de
uma criança, uma de um idoso e uma de um adulto desdentados e fazer uma
votação, sistematizada em um gráfico sobre a opinião de cada aluno a respeito
de quem seria a personagem: Pedro;
Imagens retiradas de: http://www.google.com.br/search?um=1&biw=1360&bih=624&hl=pt-BR&tbm=isch&sa=1&q=bebe+desdentado&oq=bebe+desdentado&gs_l=img.3...408966.413138.0.414837.15.15.
- Apresentar o restante do texto,
omitindo o desfecho (último parágrafo);
- Pedir aos alunos que durante a
leitura grifem as palavras que não fazem parte de seu repertório linguístico
para serem usadas em um trabalho de pesquisa com o dicionário;
- Pedir que os alunos também
elenquem as mudanças ocorridas na rotina da casa em virtude do recebimento
dessa visita;
-Confirmar se a opinião sobre
quem seria a personagem continua a mesma depois da leitura dessa parte do texto ;
- Atentar para o aspecto poético
na prosa lida, ressaltando o uso conotativo de palavras e expressões;
-Escrever na lousa um esquema
básico da narrativa e perguntar como encaixaríamos os trechos lidos dentro
desse esquema e salientar o que está faltando: o desfecho;
- Pedir que os alunos escrevam um
parágrafo terminando a história, bem como um título paro o mesmo;
-Proporcionar uma troca entre
pares para leitura do que foi produzido;
- Leitura do desfecho original da
história e apresentação do título do mesmo.
Depois da leitura
- Depois de socializar comentários, pedir que os alunos
escrevam um parágrafo emitindo opinião
sobre o texto e a atividade desenvolvida.