Páginas

segunda-feira, 20 de maio de 2013


Avaliação-Seminário
Situação de aprendizagem – Gênero Narrativo - Características da tipologia textual “Crônica”
9º ano – 6 aulas
Turma 2
Grupo 2
Alda
Ana Claudia
Ana Lucia
Fernanda
Karina
Kelly
Janete
Seminário (exposição oral)
  •           Dividir a sala em grupos, aproximando-os por dificuldades de aprendizagem;
  •         Levar vários livros com crônicas para leitura (de autores como: Arnaldo Jabor,Jô Soares,Fernando Sabino, Érico Verissimo,etc.);
  •           Identificar as características comuns dos textos ( da tipologia crônica);
  •           Apresentação do seminário instigando os alunos as seguintes questões: qual ó nome da crônica, o autor, o tema, como você identificou que esse texto é uma crônica, quais características do texto, qual o trecho que mais lhe chamou a atenção, qual é a mensagem do texto;

Avaliação do Seminário
ü  Avaliar se o grupo estruturou o seminário em abertura, desenvolvimento e conclusão;
ü  Avaliar a transmissão verbal das informações questionadas pelo professor;
ü  Avaliar a participação: o ouvir, o falar, o respeito ao “espaço” do colega de grupo;
ü  Avaliar o debate entre os grupos;
ü  Avaliar  se o conteúdo proposto foi alcançado de forma plena, satisfatória ou regular.



Grupo 4, turma 2


Propostas de avaliação da situação de aprendizagem baseada no texto
 “Meu primeiro beijo” de Antônio Barreto.

Professores: Francieli, Ana Rosa, Adnaldo, José Luís e Antenor José


Conscientes da  necessidade em avaliar nossos alunos constantemente, apresentamos algumas propostas que visam orientar o professor na observação constante do desenvolvimento dentro da situação de aprendizagem.

É importante salientar antes mesmo de iniciar a leitura do texto quais são os objetivos. Nesse caso, o objetivo coincide com a avaliação, uma vez que a promoção de um debate é também uma avaliação.

Segundo o currículo, alunos de 9º ano devem ser instigados à defender através de argumentos as próprias ideias, com argumenos sólidos que visem a persuasão do outro. Nada mais propício que partir de um tema polêmico que faz parte da realidade dos mesmos.

DEBATE

Os alunos, após explanarem o texto de referência, devem ser instigados a exporem suas opiniões a respeito do beijo visto em ambas as músicas. O professor pode ajudar com questionamentos que os coloquem a refletir sobre o beijo na atualidade em comparação com tempos mais antigos e outras culturas.
Dessa forma, os alunos vivem uma situação real de argumentação e defesa de ideias.


OBSERVAÇÃO

A fim de obter mais informações sobre as áreas afetiva e cognitiva, o professor se coloca o mesmo tempo como instigador e observador, buscando rastrear como o aluno constrói ao conhecimento. Dessa forma, o professor consegue acompanhar o desenvolvimento do aluno não apenas na situação presente, mas em todo o percurso escolar.

RELATÓRIO INDIVIDUAL

Após as avaliações acompanhadas de feedback instantâneo do professor, os alunos são colocados em desafio, onde escreverão individualmente um texto expondo suas opiniões acerca do assunto discutido e observado.
É nesse momento que o professor terá condições de avaliar o real nível de apreensão de conteúdos após o debate e a observação.

MELHOR GESTÃO MELHOR ENSINO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Avaliação
GRUPO 01
Rosemara Sancassani Dias Zambelli
Maria Aparecida Libba
Margarete Montanari de Paula Sá
Silvana de Oliveira Rodrigues
Salete Maróstiga
Texto: ”O  Aeroporto”

-Prova Objetiva
-Debate
-Relatório individual
Público alvo-6º à 9ºAno

Relatório
O aluno deverá fazer um relatório sobre o filme “ O terminal”, onde será avaliado os conhecimentos previstos para essa situação de aprendizagem. Os relatórios serão indicadores do ponto em que os alunos se encontram em relação à compreensão dos conteúdos trabalhados.
Debate
Será realizada uma avaliação com o objetivo de fazer com que o aluno desenvolva a habilidade da argumentação de algum tema polêmico como o que foi mostrado no filme.
Durante o debate , os alunos deverão obedecer as regras para o uso da palavra.
Prova Objetiva
Através da leitura e análise do texto “ O Aeroporto”, será realizada avaliação com uma prova objetiva, onde cada questão terá seu valor estipulado. O objetivo será avaliar o que e ,o quanto o aluno aprendeu sobre os dados singulares e específicos do conteúdo.



Melhor Gestão - Melhor Ensino



Situação de Aprendizagem (Segundo Encontro)

Texto: Meu Primeiro Beijo (do livro Meu Primeiro Amor)
Antonio Barreto

Público Alvo: 8º Ano

1) Agrupamentos Construtivos ( fracos  com médios/ médios com fortes)
   pelos  alunos em função da presença de pontuação expressiva.

2) Que  conhecimentos  de Biologia e Química estão presentes no texto?
    Levantamento de vocabulário.

3) Questionamento sobre os apelidos do personagem principal.
      a) O que os apelidos dizem sobre ele?
      b) O que os apelidos dizem sobre as pessoas?

                Alunos com dificuldades:
·         pontuação                                                       
·         elementos da narrativa (oral)    


Alunos com menos dificuldades:
·         pontuação
    
     c) Informações implícitas no texto :
     - O que sugere “Pode?” no primeiro parágrafo?
     ...as contas de telefone  aumentaram, depois diminuíram... O  que isso significa na vida pessoal de um casal?

Pesquisa com o tema “Beijo”  que tem como objetivo a montagem de um painel com diversidade de gêneros- linguagem verbal e não verbal  e produção de autoria dos alunos.
                                
Grupo 6
Maria Lizette
Mônica
Olga
Carmem
 Luciene
Vanessa
Heloisa


Situação de Aprendizagem sobre o texto Avestruz de Mário Prata

TURMA 01- GRUPO 01
Rosemara Sancassani Dias Zambelli
Maria Aparecida Libba
Margarete Montanari de Paula Sá
Silvana de Oliveira Rodrigues
Salete Maróstica

Mobilizar o interesse dos alunos antes da leitura feita por eles;
Desenvolvimento das atividades:
Perguntar para a classe  ,  em geral, se eles conhecem um avestruz ;
O que você acha que será tratado no texto?
A partir desse momento, separa-se  os alunos em duplas, reunindo um aluno com mais dificuldade e outro com menos dificuldade, de modo    que, um leia para o outro. Em seguida a dupla faz uma relação das palavras desconhecidas, pesquisando-as no dicionário, os alunos com  menos dificuldades , ajudando aqueles com mais dificuldades.
Reescrita coletiva do texto
Depois de acharem os significados das palavras e relerem o texto, os alunos serão orientados pelo professor  a fazerem a reescrita coletiva do texto, a partir do entendimento que tiveram do mesmo ,sem consultá-lo.
Atividades diversificadas
Jogos para reconhecimento de letras;
Letras , para compor palavras (alfabeto móvel);
Ilustração realizada pelos alunos;
Pesquisa da imagem verídica do avestruz  ;
Fazer comparação das imagens pesquisas com a que eles desenharam.

                

Melhor Gestão - Melhor Ensino



Situação de Aprendizagem (Segundo Encontro)

Texto: Meu Primeiro Beijo (do livro Meu Primeiro Amor)
Antonio Barreto

Público Alvo: 8º Ano

1) Agrupamentos Construtivos ( fracos  com médios/ médios com fortes)
   pelos  alunos em função da presença de pontuação expressiva.

2) Que  conhecimentos  de Biologia e Química estão presentes no texto?
    Levantamento de vocabulário.

3) Questionamento sobre os apelidos do personagem principal.
      a) O que os apelidos dizem sobre ele?
      b) O que os apelidos dizem sobre as pessoas?

                Alunos com dificuldades:
·         pontuação                                                       
·         elementos da narrativa (oral)    


Alunos com menos dificuldades
·         pontuação
    
     c) Informações implícitas no texto :
     - O que sugere “Pode?” no primeiro parágrafo?
     ...as contas de telefone  aumentaram, depois diminuíram... O  que isso significa na vida pessoal de um casal?

Pesquisa com o tema “Beijo”  que tem como objetivo a montagem de um painel com diversidade de gênero- linguagem verbal e não verbal  e produção de autoria dos alunos.
                                
Grupo 6
Maria Lizette
Mônica
Olga
Carmem
Luciene
Vanessa
Heloisa


Melhor Gestão  Melhor Ensino-Formação de Língua Portuguesa

Turma 01
Grupo 01
Rosemara Sancassani Dias Zambelli
Maria Aparecida Libba
Margarete Montanari de Paula Sá
Slivana de Oliveira Rodrigues

Aplicação da Situação de Aprendizagem

Texto: Aeroporto (Carlos Drummond de Andrade)

1º momento: Título do texto colocado na lousa, foi pedido para que os alunos falassem  sobre qual seria o assunto tratado no texto. Citaram:
Avião; viagem; passaporte; malas; dinheiro; assento; lugar ,nº, letra; cabine-piloto; passageiro e reserva.
2º momento: Leitura  silenciosa.
3º momento: Leitura pela professora, parágrafo por parágrafo,para melhor  entendimento do texto.
Após a leitura do 1º e 2º parágrafos
1º parágrafo - deduziram tratar-se de uma pessoa muda;
2º parágrafo - deduziram tratar-se de um deficiente;
A leitura continuou , na metade do texto, uma aluna disse tratar-se de um bebê. Foi feita a leitura até o final ,ficaram sabendo que Pedro era um bebê.
Vocabulário: ameno, parco, apraz, Bach, lembraram de orquestra , depois de algumas pistas fornecidas . quando se falou em orquestra ,citaram dez instrumentos musicais.
Os alunos não sabiam que Galeão é o nome do Aeroporto do Rio de Janeiro.
No final do texto , o autor diz que Pedro foi embora e o Aeroporto ficou vazio, nesse momento levantou-se alguns questionamentos, sobre quem é a pessoa que levou Pedro ao aeroporto e com quem ele viajou. Pai , mãe, avô, avó, tio ,tia ?
Quando é dito que o aeroporto ficou vazio , associou-se isso a saudade, carinho, nesse momento foi tratado o tema afetividade, respeitar o espaço , cuidar e dar amor.
Durante o trabalho realizado, eles aprenderam sobre hierarquia ,normas, regras , respeito  ,e também sobre ética, respeitar as regras , normas para uma boa convivência , respeitar um ao outro (cidadania)
Foi passado o filme “O terminal”  , para que os alunos conheçam melhor o que representa um aeroporto , em relação a questões políticas, pois no filme mostra o lado bom e o lado ruim dessa política que envolve um aeroporto
Em relação à ética, o filme mostra a falta de ética do diretor do aeroporto para com o passageiro estrangeiro.
O filme trata ainda da questão da afetividade, pois o passageiro morou meses no aeroporto , por não poder sair de lá, conquistou vários amigos, que se sensibilizaram com seu problema e o ajudam a realizar o objetivo de sua viagem.
Conclusão: Reflexão sobre ética, política , cidadania, e principalmente , sobre afetividade.
Segue um texto do Escritor Jauense Afonso Caramano sobre a obra O Beijo de Gustav Klimt.
Abçs a todos
Elana Caramano PCNP de LEM



Klimt

(Afonso Caramano – abril/2011)




Do outro lado da rua ficava a galeria. Era a quarta vez que voltava ali nas duas últimas semanas. As mãos estavam suadas. Hesitava, olhando no relógio. Não faltavam mais que cinco minutos para se iniciar a visita monitorada. Faria como das outras vezes, entraria discretamente, se aproximaria do grupo, misturando-se às demais pessoas e seguiria o roteiro, quase sem tirar os olhos dele, apenas desviando-os quando seus olhares se encontrassem, tentando disfarçar seu interesse, embalada por aquela voz forte e acolhedora.

Não tinha certeza como aquilo terminaria, nem bem porque estava ali novamente, entre estranhos, percorrendo as salas, mal conseguindo prestar atenção nas explicações dele, senão no ritmo, no timbre da voz, na paixão flamejante com que falava daquelas obras. Talvez nunca tivesse coragem de dirigir-lhe uma palavra, achava que se engasgaria como uma adolescente, dizendo uma banalidade qualquer. O que realmente estava acontecendo com ela?

Faltava uma última sala, reservara aquela surpresa para os visitantes daquela manhã – disse ele, examinando o rosto de cada um. Eram réplicas, pôsteres de um famoso pintor austríaco, parece que simbolista, algo especial que a galeria estava preparando, mas que nós teríamos o privilégio de ver, essas coisas – conseguiu entender, com o coração disparado, já que não estava mais de um passo dele. Seguiu junto com o grupo, como que entorpecida, e sentindo-se uma boba.

Ia descrevendo a importância de cada obra, de cada fase do pintor, explanando sobre as formas, as cores, a paixão em cada pincelada, numa gradação de cores e luz como só pode traduzir o sentimento humano – o confuso sentimento que ela não saberia definir, que viera numa convulsão e que agora reverberava diante de seus olhos, naqueles retratos de mulheres, ela própria ganhando aos poucos contornos e expressão, apenas conduzida como uma criança adulta, por um indefinível caminho, à beira de si mesma, como se aflorasse sobre a pele bronze do fundo, em matizes dourados, o desejo no instante mais tenso que precede o beijo, ela de joelhos sobre agapantos, envolvida no manto de um abraço impossível, sentindo o corpo estremecer-lhe, os dedos rijos numa luta incontida, a face voltada, sonegando a treva da paixão avassaladora que a tomava inteira, quando já não podia ver mais nada, um só corpo, o amor, se era isso o amor, ao qual se entregava, aflita, vencida, amante, perdida de si mesma.

Quando recuperou os sentidos ainda estava amparada nos braços dele, algumas pessoas em volta, alguém oferecendo um copo d'água. Era isso o amor – disse, atordoada. Ele concordou com a cabeça e um sorriso malicioso.

– Não devemos nunca duvidar do poder de uma obra de arte – brincou. Todos riram ao redor, vendo que ela estava melhor. Ajudou-a a levantar-se. Trocaram mais algumas palavras. Ele disse que a esperaria na próxima semana, já que reparara que ela gostava mesmo de arte...

Ainda meio sem jeito, ela respondeu que viria sim, se ele não se importasse. Ele confirmou que seria um prazer, e quem sabe até poderiam conversar mais sobre arte e outros assuntos, indo almoçar juntos – completou. Só foi capaz de assentir com a cabeça, um sorriso nervoso no rosto pálido, os olhos turvos como numa das pinturas, as mãos suadas, os passos sem rumo já na calçada, o sol a pino, a avenida, as pessoas apressadas e a nítida luz inundando o dia de amarelos, dourados, azuis, vermelhos – e nem perguntara o nome dele! Também não importava, pensou, daí pra frente seria Klimt.

Curso Melhor Gestão Melhor Ensino-formação de Língua Portuguesa
Situação de Aprendizagem a partir do Texto Aeroporto
Turma 01
Grupo 01
Rosemara Sancassani Dias Zambelli
Maria aparecida Libba
Margarete Montanari de Paula Sá
Silvana de Oliveira Rodrigues.
Salete Maróstiga

Antes da leitura do texto, fazer um levantamento sobre o conhecimento dos alunos em relação ao tema Aeroporto, pedindo que respondam  oralmente as seguintes questões:
Vocês sabem o que é um aeroporto? Conhecem um aeroporto? Já estiveram em um aeroporto? Se já viram pelo menos pela TV ou filme, falar em qual.
Depois desse levantamento, distribuir  as copias do texto para os alunos e pedir para que leiam em silêncio. Após a leitura feita  por eles, ler para eles. Após a leitura, perguntar o que eles acharam do texto e se ficaram surpresos com o final. Fazer a seguinte questão: “Se eles não descobrissem que a personagem é um bebê, pelas descrições e acontecimentos , como e quem eles imaginariam que seria?
Exibir o filme “O terminal”. Após a exibição do filme, fazer uma discussão em classe sobre o conflito enfrentado pelo protagonista, abordando os  problemas políticos e afetivos  presentes no filme.



Situação de Aprendizagem "Pausa" – Moacyr Scliar

Antes da Leitura

ü  Chamar atenção do aluno com relação ao tema;

ü  Tipologia textual (Crônica);

ü  Quais as características de uma crônica?

ü  Expectativa em função do autor;

ü  Com base nas respostas dos alunos o professor faz as devidas intervenções;

Durante a leitura

ü  Questioná-los qual a finalidade do texto;

ü  Esclarecimentos de palavras desconhecidas como:

a)      Vacilantes

b)      Chambre

c)       Vorazmente

d)      Longínquos

e)      Carcomido

f)       Lancinante

g)      Soturno

ü  Identificação de parágrafo chave e intertextualidade através de uma música ou texto;

ü  A partir deste parágrafo instigá-los a dar continuidade para o texto, o aluno vai dar um final diferente para a crônica;

Depois da leitura

ü  Divisão dos grupos;

ü  Trazer uma crônica para a classe;

ü  Fazer a leitura em grupo e analisar as crônicas quanto as suas características textuais e estrutura;

ü  Selecionar as palavras desconhecidas e montar um bingo com essas palavras e posteriormente buscar o seu significado;

ü  Finalizar com uma produção escrita do gênero crônica ;

ü  Selecionar duas crônicas para fazer a reescrita.

Grupo 2- Terça feira  2º Encontro

Elaine Perazolli

Elizangela Santos

Lúcia Souza

Neide Barasca

Rosemary Silva