Modelo de avaliação - Texto "No aeroporto"
Prova objetiva/dissertativa
1. Qual das frases abaixo nos permitem dizer que o texto apresenta foco narrativo em 1ª pessoa:
a) "Viajou meu amigo"
b) "Fornecedores, vizinhos e desconhecidos, gratificados com esse sorriso"
c) "...tinha horários especiais, comidas especiais, roupas especiais..."
d) "Não é colecionador"
2. Quais passagens despertam sua imaginação? Por quê?
3. Este texto faz parte de qual gênero textual?
a) fábula
b) poesia
c) crônica narrativa
d) relato de experiência
4. Quem era Pedro? E por quê o auto faz tanto suspense sobre sua identidade?
5. Quais palavras permitem o autor criar um suspense sobre a identidade e a idade de Pedro?
a) impulso de irritação
b) sabonetes especiais
c) se zangaria com a gente
d) visitante
Autoavaliação
Diante de tudo o que foi trabalhado sobre o texto, o que você conseguiu apreender?
Integrantes do grupo: Madalena, Karen, Cristina, Leonilda, Tatiana e Zilda.
quarta-feira, 22 de maio de 2013
GRUPO 3 – TURMA 4 - 3º
ENCONTRO PRESENCIAL
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Claudinéia
Evelin
Karin
Marielli
Regina
Vera Lúcia
v
Público alvo: 6 º ano.
v
Número de aulas: aproximadamente 4.
v
Realização: Individual.
v
Material necessário: texto Aeroporto, de Carlos Drummond
de Andrade e letra da música Encontros e despedidas, de Maria Rita.
Procedimentos
v Fazer a Leitura do texto e promover
uma discussão oral a cerca do assunto do texto para garantir o entendimento do
mesmo e promover a argumentação.
v Apresentar a letra e a música para
ampliar o tema em discussão e também discutir oralmente a temática.
v Pedir para que os alunos escrevam
sobre as semelhanças entre o texto e a música e realizem a leitura do que
produziram, trabalhando, assim, o relatório.
v Entregar as atividades abaixo para
concluir a proposta de avaliação, fazendo uma atividade avaliativa pontual
dissertativa.
01) Após a leitura atenta do texto
Aeroporto, complete a tabela abaixo:
Personagens
|
|
Enredo
|
|
Marcas de passagem de tempo
|
|
Espaço
|
|
Foco Narrativo
|
|
02) Responda às
questões, com base na leitura que você fez.
A) Que sentimento você acha que o
autor quis provocar nos leitores? Explique.
B) Escreva as palavras que o autor
usou para provocar esse sentimento.
03) Pensando em características,
analise e escreva:
A) Como era Pedro?
B) Como você diria que é o amigo de
Pedro?
04) Lembrando o conteúdo sobre tempo
cronológico e psicológico, responda: qual deles predomina no texto Aeroporto?
Explique, com suas palavras, a resposta.
GRUPO 3 – TURMA 4 - 3º
ENCONTRO PRESENCIAL
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Claudinéia
Evelin
Karin
Marielli
Regina
Vera Lúcia
v
Público alvo: 6 º ano
v
Número de aulas: aproximadamente 4
v
Realização: Individual
v
Material necessário: texto Aeroporto, de Carlos Drummond
de Andrade e letra da música Encontros e despedidas, de Maria Rita
Procedimentos
v Fazer a Leitura do texto e promover
uma discussão oral a cerca do assunto do texto para garantir o entendimento do
mesmo e promover a argumentação.
v Apresentar a letra e a música para
ampliar o tema em discussão e também discutir oralmente a temática.
v Pedir para que os alunos escrevam
sobre as semelhanças entre o texto e a música e realizem a leitura do que
produziram, trabalhando, assim, o relatório.
v Entregar as atividades abaixo para
concluir a proposta de avaliação, fazendo uma atividade avaliativa pontual
dissertativa.
01) Após a leitura atenta do texto
Aeroporto, complete a tabela abaixo:
Personagens
|
|
Enredo
|
|
Marcas de passagem de tempo
|
|
Espaço
|
|
Foco Narrativo
|
|
02) Responda às
questões, com base na leitura que você fez.
A) Que sentimento você acha que o
autor quis provocar nos leitores? Explique.
B) Escreva as palavras que o autor
usou para provocar esse sentimento.
03) Pensando em características,
analise e escreva:
A) Como era Pedro?
B) Como você diria que é o amigo de
Pedro?
04) Lembrando o conteúdo sobre tempo
cronológico e psicológico, responda: qual deles predomina no texto Aeroporto?
Explique, com suas palavras, a resposta.
GRUPO 3 – TURMA 4 - 3º ENCONTRO PRESENCIAL
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Claudinéia
Evelin
Karin
Marielli
Regina
Vera Lúcia
v Público alvo: 6 º ano
v Número de aulas: aproximadamente 4
v Realização: Individual
v Material necessário: texto Aeroporto, de Carlos Drummond de Andrade e letra da música Encontros e despedidas, de Maria Rita
Procedimentos
v Fazer a Leitura do texto e promover uma discussão oral a cerca do assunto do texto para garantir o entendimento do mesmo e promover a argumentação.
v Apresentar a letra e a música para ampliar o tema em discussão e também discutir oralmente a temática.
v Pedir para que os alunos escrevam sobre as semelhanças entre o texto e a música e realizem a leitura do que produziram, trabalhando, assim, o relatório.
v Entregar as atividades abaixo para concluir a proposta de avaliação, fazendo uma atividade avaliativa pontual dissertativa.
01) Após a leitura atenta do texto Aeroporto, complete a tabela abaixo:
Personagens
Enredo
Marcas de passagem de tempo
Espaço
Foco Narrativo
02) Responda às questões, com base na leitura que você fez.
A) Que sentimento você acha que o autor quis provocar nos leitores? Explique.
B) Escreva as palavras que o autor usou para provocar esse sentimento.
03) Pensando em características, analise e escreva:
A) Como era Pedro?
B) Como você diria que é o amigo de Pedro?
04) Lembrando o conteúdo sobre tempo cronológico e psicológico, responda: qual deles predomina no texto Aeroporto? Explique, com suas palavras, a resposta.
GRUPO 3 – TURMA 4 - 3º
ENCONTRO PRESENCIAL
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Claudinéia
Evelin
Karin
Marielli
Regina
Vera Lúcia
v
Público alvo: 6 º ano
v
Número de aulas: aproximadamente 4
v
Realização: Individual
v
Material necessário: texto Aeroporto, de Carlos Drummond
de Andrade e letra da música Encontros e despedidas, de Maria Rita
Procedimentos
v Fazer a Leitura do texto e promover
uma discussão oral a cerca do assunto do texto para garantir o entendimento do
mesmo e promover a argumentação.
v Apresentar a letra e a música para
ampliar o tema em discussão e também discutir oralmente a temática.
v Pedir para que os alunos escrevam
sobre as semelhanças entre o texto e a música e realizem a leitura do que
produziram, trabalhando, assim, o relatório.
v Entregar as atividades abaixo para
concluir a proposta de avaliação, fazendo uma atividade avaliativa pontual
dissertativa.
01) Após a leitura atenta do texto
Aeroporto, complete a tabela abaixo:
Personagens
|
|
Enredo
|
|
Marcas de passagem de tempo
|
|
Espaço
|
|
Foco Narrativo
|
|
02) Responda às
questões, com base na leitura que você fez.
A) Que sentimento você acha que o
autor quis provocar nos leitores? Explique.
B) Escreva as palavras que o autor
usou para provocar esse sentimento.
03) Pensando em características,
analise e escreva:
A) Como era Pedro?
B) Como você diria que é o amigo de
Pedro?
04) Lembrando o conteúdo sobre tempo
cronológico e psicológico, responda: qual deles predomina no texto Aeroporto?
Explique, com suas palavras, a resposta.
Grupo: Madalena,
Cristina, Karen, Leonilda, Tatiana e Gilda Grupo 2: Quarta-Feira
Situação
de Aprendizagem- Pausa
Duração: 5 a 6 aulas
Observação: Entregar
apenas a 1ª folha
1-
Levantamento de conhecimentos prévios (
Sondagem)
a) Perguntar
o que os alunos pensam que vai ser falado no texto com esse título.
2-
Pela leitura do primeiro parágrafo,
perguntar sobre o narrador, se ele é personagem ou apenas observador;
a) Pela
leitura do diálogo entre marido e mulher, inferir sobre as características dos
personagens e da relação: o que está acontecendo? Quem está falando com quem? Do
que essas pessoas estão falando?
b) A
partir do momento em que o personagem entra no hotel, se identificando com
outro nome, o que vocês pensam que aconteceu?
c) A
partir de então, pedir para eles continuarem a história, elaborando um possível
desfecho;
d) Pedir
para que os alunos que apresentam mais dificuldades façam duplas com os alunos
que apresentam menos dificuldades, para que haja a interação no processo de
escrita;
e) Levar
o texto para os alunos para apontamentos que os ajudem a desenvolver as
habilidades de leitura e escrita;
f)
Entregar e fazer as intervenções
necessárias quanto a progressão temática;
g) Ler
uma das redações produzidas pela classe;
h) Apresentar
o desfecho original e levantar disparidades e semelhanças em relação aos textos
deles;
i)
Após a leitura, organizar uma
dramatização, convidando os alunos que se propuseram a participar, principalmente
os que apresentam dificuldades na escrita, motivando e mobilizando as
habilidades orais deles.
3-
Para trabalhar a intertextualidade
temática o professor deve levar a música “ Cotidiano”, de Chico Buarque e
mediar uma análise paralela à crônica.
Grupo: Madalena,
Cristina, Karen, Leonilda, Tatiana e Zilda.
Grupo 2 Quarta-feira
Situação
de aprendizagem - Aeroporto – 6º ano
Duração:
5 a 6 aulas
1.Ativação de
conhecimento de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses:
a)Perguntar aos alunos
se conhecem o autor da obra;
b)Levantamento de
hipóteses a partir do autor e título do texto(o que a palavra aeroporto
significa para vocês? Já foram a um? Conhecem algo sobre este espaço?)
c) Leitura do texto e
checagem das hipóteses – esta leitura será feita de forma
fragmentada(parágrafo)
2. Localização de
informações; comparação de informações; generalizações:
a)Depois da leitura dos
dois primeiro parágrafos, verificar com os alunos se é uma narrativa (espera-se que eles
percebam os elementos da narrativa);
b)O tempo verbal
predominante na crônica;
c) Levantamento das
palavras que não são usuais para eles;
d) Quais palavras são
próprias do campo semântico aeroporto;
e) Por que há repetição
do nome Pedro?
3. Produção de
inferência local, produção de inferência global:
a) Quem é o
protagonista?
b) É possível perceber
uma contradição nas expressões “muito assunto” e “embora parco de palavras”?
Por que há essa contradição?
c) Por que faltam
dentes ao protagonista? Por que punha tudo na boca? E incontinência urinaria é
própria de qual idade?
3. Elaboração de
apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativos aos
valores éticos e/ou morais:
a) O que acharam da
obra? Da linguagem utilizada?
Assinar:
Postagens (Atom)