Grupo 1 – Turma 4 (quarta-feira):
Angélica Cassola
Cristiane da Silva Alves
Denize Barban Salina Mario
Luciana Urbano
Miriam Pereira Ramos
Sônia Amorim D. Machi
Texto: Avestruz
Público-alvo: 6º ano
Elaboração
de avaliação
Conforme a sequência didática trabalhada com o texto
“Avestruz”, solicitamos aos alunos uma produção de crônica com o tema: “Um dia
importante na sua vida”. Após, o aluno
fará:
Autoavaliação
Definição:
Análise por escrito que o aluno faz do próprio processo de aprendizagem;
Função: Fazer o aluno
adquirir capacidade de analisar o que aprendeu;
Vantagem:
Instrumento será usado para ajudá-lo a aprender;
Planejamento: Roteiro
1. Ela cumpre o objetivo a que se
propõe: emocionar, divertir, provocar reflexão, enredar o leitor?
2. E
o episódio escolhido, como é tratado pelo autor? Há um modo peculiar de dizer?
3. Organiza
a narrativa em primeira ou terceira pessoa?
4. As
marcas de tempo e lugar que revelam fatos cotidianos estão presentes?
5. Que
tom o autor usa ao escrever: irônico, humorístico, lírico, crítico?
6. Utiliza
uma linguagem simples, espontânea, quase uma conversa informal com o leitor?
7. O
enredo da crônica está bem desenvolvido, coerente? Há uma unidade de ação?
8. No desenrolar do texto, as características da
narrativa (personagem, cenário, tempo, elemento surpresa ou conflito e
desfecho) estão presentes?
9. Faz uso de verbos de dizer?
10. Os diálogos das personagens são pontuados corretamente?
11. Há alguma palavra que não está escrita corretamente,
frases incompletas, erros gramaticais, ortográficos? E a pontuação está correta?
12. O título mobiliza o leitor para a leitura? (Fonte: Sequência didática “A ocasião faz o escritor”,
utilizada para o gênero Crônica na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o
Futuro).
Análise:
Usar o documento como uma das principais fontes para o planejamento dos
próximos conteúdos;
Como utilizar as informações:
Atividade individual para superar as dificuldades.
Relatório
Definição:
Produzir características do gênero crônica;
Função: averiguar se adquiriu os conhecimentos
previstos;
Vantagem:
avaliar o real nível de apreensão de conteúdos depois da atividade coletiva ou
individual;
Planejamento:
Quadro
Análise:
Estrutura do texto
Como utilizar as informações:
indicação do ponto em que cada aluno se encontra.