Páginas

terça-feira, 28 de maio de 2013

AVALIAÇÃO OBJETIVA GRUPO 6. No Aeroporto





 No Aeroporto

Carlos Drummond de Andrade


Extraído de: Cadeira de balanço. Rio de Janeiro, Livraria José Olympio Editora, 1976, p. 61, 62.


 


Avaliação:
                                                 Prova objetiva / Dissertativa

Avaliar quanto o aluno aprendeu sobre os dados singulares e específicos do conteúdo.
Verificar a capacidade de analisar o problema central, formular ideias e redigi-las



1) A partir da leitura do texto é possível afirmar que o título é um indicador de que o aeroporto:
a) (  ) É o único espaço onde  acontece o enredo
b) (  ) Um dos espaços explorados  pelo narrador no enredo.
c) (  ) Não faz parte do enredo
d) (  )É o espaço exclusivo da imaginação do narrador

2) O enredo é apresentado por um narrador em 1 pessoa. Sobre esse narrador podemos afirmar que:
a) (  ) Apenas narra o que vê, sem participar dos fatos
b) (  )Imagina os fatos narrados sem tê-los vivenciado                                                                                                  c) (  )Participa dos fatos compartilhando-os com outros personagens
d) (  )Pedro é o narrador.

3) Assinale a alternativa que comprove que a narrativa está em 1 pessoa
a) (  ) “ gosta de óculos alheios”
b) (  ) “Devo dizer que Pedro como visitante, nos deu trabalho”
c) (  ) “ Sorria para os moradores”
d) (  ) “Acordaria cedo como de costume”

4) Ao longo do texto, o narrador vai construindo gradativamente a personagem Pedro. Mesmo assim no final o leitor é surpreendido.  Voltando ao texto é possível perceber vários indícios sobre a identidade do personagem. Aponte onde isso acontece.

5)Assim como há indicadores que poderiam levar o leitor a concluir que Pedro é apenas um bebê, há também estratégias construídas pelo narrador para desviar o foco do leitor para esta hipótese. Aponte no texto alguns desses momentos.

6) Das alternativas abaixo assinale a que revela não apenas uma característica da personagem de Pedro, mas também um julgamento do narrador:
a) “... Objetos que vissem em nossa mão requisitava”
b) “...Tinha horários especiais, comidas especiais, roupas especiais”
c) “... Acordava sorrindo como de costume”
d) “...que tem olhos azuis, cor que afasta qualquer suspeita sobre a razão íntima de seus    atos” 


Grupo 6

 Maria Lizzete
Carmem
Olga
Monica
Luciene
Heloisa
Tuma 01 - Grupo 03
Silvano Moretto, Selma Basso, Silvia Salina,
Rosinez Miranda, Silvana Paiva, Tatiane Zago.


- Leitura e interpretação do texto: “Meu primeiro Beijo”, de Antônio Barreto.
- Habilidade de Leitura Escrita;
- Inferir informações explícitas e implícitas no texto.

1.    Que opção melhor retrata o tratamento dado ao sentimento de amor ao texto:
a) (           ) amor infinito, disposto a enfrentar qualquer barreira;
b) (           ) o amor com sentimento não correspondido;
c) (           ) o amor como descoberta feita por dois seres, que vão tirando lições das histórias vividas;
d) (           ) o amor idealizado, fruto de uma paixão ardente que nunca se acaba.

2.    O narrador do texto está em 1ª pessoa, narrador personagem. Qual das alternativas abaixo que comprovam esta afirmação:
a) (           ) “Só de filme”;
b) (           ) “E foi assim”;
c) (           ) “Paracelso era o outro apelido dele”;
d) (           ) “Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era o beijo”;

3.    Com quem a personagem principal viveu esta experiência?
a) (           ) com o vizinho;
b) (           ) com um colega da sala de aula;
c) (           ) Um amigo da internet;
d) (           ) todas as alternativas acima.

4.    Qual o público-alvo ?
a) (           ) idosos;
b) (           ) crianças;
c) (           ) adolescentes;
d) (           ) jovens.

5.    Os personagens que participam do texto são:
a) (           ) o motorista do ônibus;
b) (           ) o menino e a menina;
c) (           ) os amigos da escola;
d) (           ) a professora de inglês.

6.    Produção textual

Qual seria o desfecho desta história? Produza um final para essa história de acordo com sua imaginação.

Avaliação

 Texto: No Aeroporto – Carlos Drummond de Andrade


Grupo 5 - terça-feira:
Francine, Maria Luiza, Mônica, Talita e Thaisa.

- Relatório Individual


Os alunos farão um relato pessoal sobre encontros e despedidas.

- Debate


Será organizado um debate, questionando os alunos sobre o valor de uma amizade sincera.

-Observação


Enquanto os alunos debatem, o professor observará a participação de cada um.

-Autoavaliação



Depois da realização do relatório individual e do debate, os alunos farão uma autoavaliação, analisando a participação nas atividades propostas. 
 Grupo 3 : Turma 2 ( Segunda -feira)

 Ana Paula Casagrande Momesso
 Andréia Cristina Garcia Calacina
 Andréia Cristina Nardello Ribeiro
 Letícia Maria de Oliveira


Avaliação – 9º ano
Situação de Aprendizagem “Meu primeiro beijo”, Antonio Barreto
v  Trabalho em grupo
 A partir do tema da situação de aprendizagem “Meu primeiro beijo”, os alunos serão divididos em grupos produtivos e pesquisarão no laboratório de informática, acompanhados do professor, textos que abordem outros temas relacionados à aprendizagem. Os temas serão orientados por questões polêmicas previamente escolhidas pela classe, e que servirá para o debate.
- A banalização do beijo;
- Como as relações afetivas são evidenciadas pela sociedade atual;
- Os ricos que o beijo pode causar à saúde.
v  Debate
  Após a pesquisa os alunos formarão uma roda e debaterão os temas propostos utilizando-se dos conhecimentos argumentativos e persuasivos aprendidos com o gênero da argumentação. O professor poderá instigá-los com perguntas pontuais conforme o desenrolar do debate e observar como os grupos expõe os argumentos e as posições de defesa e refutação dos assuntos.
 
v  Relatório Individual
O professor solicitará ao final da aprendizagem o registro escrito através do relatório individual do aluno. Nele os alunos colocarão o que aprenderam sobre o tema, as opiniões e posicionamento do debate e suas próprias experiências em relação ao tema da aprendizagem.  Os relatórios serão socializados entre a classe.